A crise econômica gerada pelo coronavírus colocou o mundo empresarial em uma “zona de turbulência”. De acordo com um artigo da revista Exame, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que 43% das empresas nacionais foram afetadas pela crise no mês de março. E o “efeito dominó” continuará nos próximos meses. Com certeza, esse impacto negativo afeta também a retenção de clientes.
Como podemos então fidelizar e atrair novos consumidores em tempos de instabilidade econômica? Neste artigo, vamos elencar algumas estratégias eficientes. Acompanhe os próximos tópicos!
Estimulando a retenção de clientes com 5 ações
Apesar do receio e da queda no poder de consumo das pessoas, a empresa pode manter o foco no relacionamento com os clientes. O segredo para o sucesso é adotar as estratégias certas. A seguir, mostraremos quais são elas.
1. Redefina o foco do negócio
Em época de recessão, o foco não é mais a expansão, mas a sobrevivência da empresa. Sendo assim, as ações internas para a retenção de clientes devem ser mais empregadas dos que as de atração de novos consumidores. Para isso, será necessário adotar estratégias de marketing de relacionamento e customer experience (experiência do consumidor).
Definir um time interno voltado para a interação com os clientes por meio dos canais de relacionamento, por exemplo, ajudará na aproximação entre as partes. Também é muito importante tratar o consumidor com exclusividade e empatia, propondo soluções que resolvam as necessidades deles.
2. Avalie as oportunidades atuais
A crise pode gerar boas oportunidades para as empresas. O seu negócio pode eventualmente ter algum projeto “na gaveta” há bastante tempo sem que houvesse um prazo para uma implantação. Agora pode ser o momento certo.
Um exemplo é a utilização das redes sociais do negócio para postar artigos, vídeos e realizar pesquisas de satisfação com os clientes. Devido ao confinamento atual, essa estratégia pode ser consolidada durante a crise e permanecer após ela.
3. Faça um benchmarking
De vez em quando é bom darmos uma espiadinha na grama do vizinho. Em outras palavras, a empresa pode observar boas práticas que outras organizações estão adotando e tentar adaptá-las internamente. Essa atitude é chamada de benchmarking.
Digamos que uma concorrente esteja tendo sucesso com a concessão de descontos para os clientes. Uma outra aumentou as vendas depois de implantar um canal de interação no qual o cliente tira dúvidas sobre prevenção contra o COVID-19. Por que não imitar essas estratégias? Contudo, é importante pensar em como adaptar tais práticas com a identidade da empresa.
4. Cuide dos colaboradores
O modo como a empresa lida com o seu time interno nessa fase de insegurança reflete diretamente nos clientes. Afinal, quando os colaboradores estão motivados, seguros e engajados, o público-alvo é bem tratado e obtém uma boa experiência de consumo.
Em vista disso, mesmo em home office, os funcionários precisam continuar sendo treinados, recompensados e estimulados a dar o seu melhor nos serviços que prestam. Seria interessante programar happy hours virtuais para aproximar toda a equipe.
5. Utilize os dados
O uso de tecnologias para a análise do comportamento do consumidor é essencial durante uma crise. Uma vez que, a empresa consegue entender o que preocupa o cliente, quais itens estão consumindo e que conteúdos estão procurando. Dessa forma, fica mais fácil oferecer produtos e serviços que chamem a atenção dos clientes.
De fato, a crise atual pegou a todos de surpresa e exigiu uma adaptação rápida. Porém, seguindo as dicas elencadas neste artigo, o negócio pode conseguir manter os clientes que já possui e até mesmo fidelizar novos. De qualquer forma, esperamos que essa fase passe e sua empresa esteja sólida e pronta para competir no mercado em que atua.
O que achou de nosso artigo? Gostou das 5 dicas para retenção de clientes nessa época de crise? Agora, aproveite e descubra as razões para investir em customer experience!