Se conquistar um cliente já é difícil, o trabalho pode ser redobrado quando o assunto é retenção de clientes, já que, com o aumento das ofertas no e-commerce, cada vez mais marcas aparecem no meio digital. Isto é, com tantas opções e a concorrência maior a cada dia, manter-se na mente do consumidor é um desafio que pede a adoção de estratégias eficientes e um esforço em conjunto dos times de marketing e vendas. Porém, existe uma “carta na manga” que pode ser usada para manter a empresa viva na memória das pessoas por bastante tempo: as redes sociais.
Quer entender como usar estas mídias poderosas e aumentar seu potencial para vender no e-commerce? Explicaremos neste artigo. Acompanhe os próximos tópicos!
Por que usar as redes sociais?
Segundo pesquisa feita pela GlobalWeblndex e divulgada pela revista Época Negócios, o brasileiro gasta aproximadamente 241 minutos por dia nas redes sociais, enquanto a média mundial é de 150 minutos. E tem mais: este dado nos posiciona como o segundo país que mais consome este tipo de entretenimento.
Para alguns, estes resultados podem não significar muita coisa, mas… para as empresas que querem vender no e-commerce e fidelizar clientes, é essencial aparecer aos olhos dos seus clientes, já que, segundo pesquisas da OpinionBox, 78% das pessoas acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Ou seja, se as pessoas passam um tempo considerável do dia entretidas em redes sociais, as marcas precisam se posicionar nessas mídias.
Quais as melhores estratégias nas redes sociais para reter clientes?
Para aumentar a retenção de clientes através da presença nas redes, torna-se necessário adotar estratégias que tragam destaque para o negócio. Mesmo com a alta concorrência fomentada pela fácil visibilidade dos consumidores online, é possível descobrir as melhores ações para sobressair neste meio:
Localize os clientes
Para ter credibilidade e demonstrar confiança, é importante que a empresa demonstre que sabe com quem está falando, o que está falando e o melhor jeito de falar. Para isso, é necessário realizar a chamada segmentação de público-alvo.
Conhecer o perfil do consumidor com quem a marca deseja se relacionar nas redes é importante para auxiliar no direcionamento das comunicações. Por exemplo, se o público que mais acompanha e mais se identifica com certo produto é a faixa etária mais jovem, a empresa responsável por ele precisa identificar qual a melhor rede social para conversar com esses possíveis clientes.
Depois disso, é essencial entender os recursos disponíveis para aproveitar todos os benefícios de uma boa segmentação de público. Com os avanços e atualizações constantes das redes sociais, cada vez mais ferramentas auxiliam para entregar um conteúdo que supere as expectativas dos seguidores. Através de ferramentas que mostram informações personalizadas sobre aqueles que te acompanham – como a geolocalização, as hashtags mais procuradas e funcionalidades de segmentação orgânica – fica mais fácil atrair o público certo, tornando mais fácil retê-lo depois.
Interaja com o público para conquistar e reter clientes
Pesquisas realizadas pela Hootsuite e WeAreSocial, e divulgadas pela a plataforma Cupom Válido, mostram que 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram e, desta porcentagem, 47% afirmaram que mantêm interação com posts de empresas e marcas.
Ou seja: não basta atrair pessoas, é preciso conquistá-las! A melhor forma de fazer isso, é interagir e engajá-los, através de conteúdos interativos, como enquetes, quizzes ou perguntas de ponto de vista. Além disso, outra maneira apreciada de prender a atenção e ficar na memória, é oferecer descontos e promoções personalizadas em determinadas datas.
Todavia, é preciso que a marca continue sempre fazendo valer sua presença: quando os clientes começam a interagir, é hora de dialogar com eles. Isto pode ser feito tanto em bate-papos privados após alguma mensagem, quanto nos comentários, respondendo todas as dúvidas e respostas nas publicações. Outra opção, para tornar este momento mais “Uau”, é criando grupos e ou conversas no WhatsApp e manter um relacionamento entre a sua marca e seu cliente cada vez mais próximo. Sem contato, os clientes podem acabar sentindo-se ignorados ou até mesmo desprezados, perdendo o interesse pelo perfil da empresa.
Para evitar uma comunicação crua que não cria relacionamentos, é legal utilizar traços que façam parte da personalidade do seu público-alvo, por exemplo: para uma empresa cujo o perfil do consumidor são jovens, é interessante responder mensagens e comentários de forma descontraída, mantendo a coerência, é claro.
Produza conteúdo de qualidade nas suas redes sociais
Geralmente, quando alguém começa a seguir a rede social da empresa, existe uma expectativa sobre o tipo de conteúdo que será postado. Por isso, é importante caprichar no formato e na qualidade dos posts, vídeos ou qualquer outro material que será divulgado.
Para manter um bom padrão de conteúdo e agradar tanto seguidores os antigos quanto os novos que chegam todos os dias, é interessante aplicar algumas pesquisas de opinião. Também é interessante testar vários tipos de postagens, enquanto observa o número de reações e interações de acordo com o tipo, temática e linguagem utilizada. Vale lembrar que, como o objetivo é reter clientes, os conteúdos devem sempre ter um link para o site ou blog da empresa, com um CTA (Call to action) que desperte o interesse de quem está lendo.
As redes sociais ainda serão por muito e muito tempo o ambiente de comunicação mais utilizado pelas pessoas. Sendo assim, as marcas precisam estar nessas mídias e, seguindo as sugestões deste artigo, garantir todas as chances de reter clientes por meio delas.
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