Embora o termo SaaS soe um pouco estranho para nós, meros mortais, não se trata de nenhuma novidade no mundo dos negócios. De acordo com a Vindi, atualmente este é o principal modelo de comercialização e aquisição de soluções tecnológicas.
Saas é uma sigla para Software As A Service, ou Software como serviço.
Mas se você, assim como eu, ouviu o termo SaaS e se lembrou do bordão do seriado Chaves, o artigo a seguir vai te ajudar a entender este modelo, que é muito mais comum do que parece.
Como funciona?
O formato é simples e tem beneficiado desde grandes organizações até pequenas startups. Isso porque não é necessária a compra dos softwares, você pode apenas “assiná-los” e pagar pela utilização. Essa flexibilidade aumenta o acesso de empresas menores e transforma ferramentas, que talvez não passassem pelo radar de certas empresas, em itens fundamentais para o seu desenvolvimento.
Algumas destas ferramentas com certeza fazem parte do seu dia a dia, por mais que talvez você não saiba.
Existem as que migraram para o modelo, como a gigante Microsoft (por essa você não esperava, né?) ou as que nasceram SaaS como por exemplo o já bem conhecido aplicativo de comunicação interna, o Slack.
Além destes exemplos, temos muitas empresas que se utilizam de Saas como: Google, Adobe e tantas outras.
O mundo é SaaS!
Você já entende o que é SaaS e que empresas adotaram o modelo e, por isso, talvez já tenha alguma noção da sua importância no mercado e na vida das pessoas. De qualquer forma, alguns números te ajudarão a entender o quanto este mercado é ainda mais gigante.
De acordo com a BMC, organizações com mais de 250 funcionários usam mais de 100 aplicativos SaaS e, apesar das preocupações com a segurança, 93% dos CIOs indicam que já estão adotando ou planejam adotar soluções SaaS.
Até lá em casa?
Mas se você acha que quando chega o fim do expediente, você desliga o computador e se livra desse bichinho estranho chamado SaaS, você está redondamente enganado.
Durante nosso dia a dia, usamos inúmeras dessas ferramentas , Algumas das mais famosas marcas que usamos todos os dias são SaaS. Começando por queridinhas como a Netflix, Disney+, Amazon Prime, até Spotify, Deezer ou qualquer outra plataforma de streaming, seja de vídeo ou música.
Então, lembre-se toda vez que for subir algum arquivo no Google Drive ou assistir um episódio de One Piece na Netflix, que o nome disso é SaaS, e “zás e zás”, como diria o Chaves.