No livro “A Psicologia das Vendas e da Propaganda”, escrito por Edward Kellogg Strong, foi apresentado o conceito AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). Muitos acreditam que o AIDA foi o precursor da atual metodologia do funil de vendas, que é uma eficiente estratégia de marketing.
Vamos entender melhor sobre o funil de vendas, mostrando os impactos positivos no relacionamento da empresa com os clientes. Acompanhe!
O que é o funil de vendas?
Simplificando, o funil de vendas é uma representação gráfica da jornada de compra de um consumidor. Sendo assim, o conceito considera a integração com o cliente desde o primeiro contato com a empresa, passando pela efetivação da compra e ainda se estendendo até o pós-venda.
Um funil de vendas bem estruturado faz com que os clientes atravessem todas as fases do processo de compra com naturalidade e engajamento. O segredo para a construção de um funil que atinge esse objetivo está na inserção de estratégias específicas para as suas três fases principais:
- Topo – tomada de consciência do cliente;
- Meio – procura de uma solução;
- Fundo – fechamento da compra.
Quais são os benefícios do funil de vendas?
Podemos afirmar que o funil de vendas é uma das melhores metodologias para captar, educar, convencer, converter e fidelizar clientes. Com o tempo, os consumidores que já passaram pelo funil, satisfeitos com a experiência, acabam gerando novos clientes.
Entre os principais benefícios desta metodologia, podemos destacar:
- melhoria na visualização do processo de vendas;
- obtenção de feedbacks de qualidade;
- aumento das oportunidades de vendas;
- otimização da eficiência e da produtividade da equipe de vendas;
- adoção de boas estratégias de abordagem de clientes;
- melhoria da satisfação dos consumidores;
- maiores possibilidades de gerar valor para a marca e
- encantamento dos clientes.
Como criar um funil de vendas eficiente?
Para alcançar sucesso e obter todas as vantagens do funil de vendas, a empresa precisa implementar algumas estratégias importantes. A seguir, listamos algumas.
Crie o perfil do seu cliente
É essencial que a empresa conheça bem o seu público. Para colocar isso em prática e explorar de forma cada vez melhor a comunicação com o consumidor, é interessante criar uma persona, ou seja, um personagem que tenha as características dos consumidores ideais. E, a partir dessa definição, elaborar as ações do funil de vendas.
Determine as etapas do funil
Em cada uma das três principais etapas do funil (topo, meio e fundo), diferentes estratégias são adotadas pela empresa. Para o topo, as ações são voltadas para a atração do público, como a divulgação de conteúdos nas redes sociais, por exemplo.
Já no meio, é importante que a empresa crie valor e se aproxime mais do cliente, como por meio de ofertas. Por fim, no fundo do funil, a marca já pode apresentar seus produtos e serviços como solução para os problemas do consumidor.
Implemente técnicas de follow-up
Depois de fechar a venda, o relacionamento com o cliente continua. Isso pode ser feito por meio de estratégias de follow-up, como envio de e-mails, conteúdos nas redes sociais, e muitas outras.
Sabemos que o comportamento dos consumidores está em constante transformação. Nesse cenário, o funil de vendas é a ferramenta que a empresa precisa para se atualizar e continuar encantando o seu público-alvo.
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