O que é ESG e por que “quem se importa vence”?

ESG são apenas três letrinhas que representam um movimento gigantesco. A sigla corresponde às palavras em inglês Environmental, Social e Governance. Traduzindo para o português: Ambiental, Social e Governança.

Neste artigo vamos entender o que é ESG e como a sua adesão pode ajudar empresas a se posicionarem melhor no mercado e na sociedade.

Como surgiu o ESG?

Mesmo sendo um tema muito atual, a sigla ESG surgiu em 2004, em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) após o Pacto Global nomeado ‘Who Cares Wins’. Até a tradução do nome deste documento é atual: ‘Quem se importa vence’.

Esse pacto surgiu entre empresas do ramo financeiro para estabelecer alguns pontos importantes a serem considerados em análises de riscos e decisões de investimentos. Desta forma, ser sustentavelmente responsável se tornou uma forte pressão sobre o setor empresarial, porém esta condição acabou se mostrando essencial e benéfica.

Quem se importa vence!

Aderir ao Pacto ou se tornar uma empresa que pensa em ESG poderia parecer apenas mais uma obrigação, mas, na verdade, não é só isso. 

Um estudo realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a plataforma Stilingue, mostra como o assunto ESG entrou em pauta e tem sido cada vez mais valorizado, principalmente pelas novas gerações. Nos últimos anos, 78% e 84% dos Millennials e geração Z, respectivamente, declararam optar por marcas que demonstram preocupações ambientais e sociais. Entende-se, portanto, que o próprio mercado tem prestigiado empresas com atitudes ESG.

Em relatório do Itaú Asset, destaca-se o seguinte trecho: “… a busca e direcionamento para empresas que se preocupam com a perenidade e sustentabilidade de seus negócios se tornam mais relevantes. Empresas que se atentam às questões ESG estão mais bem preparadas para lidar com as mudanças nos padrões de produção e consumo”. Por isso, o próprio movimento do mercado favorece melhores resultados e lucratividade entre empresas que promovem boas práticas ESG, agregando valor de mercado a longo prazo.

E – Environmental, em português Ambiental

A primeira palavra da sigla ESG é Environmental, ou Ambiental. Representa as práticas que uma empresa pode adotar para preservar o meio ambiente. Como por exemplo: 

  • Diminuição e gestão de lixo produzido;
  • Combate à poluição do ar e da água;
  • Redução de emissão de carbono causadores do aquecimento global, 
  • Economia de água e energia;
  • Entre tantas outras práticas.

O que sua empresa já faz? Simples atitudes como cortar copos descartáveis já podem ajudar, mas sempre podemos ir mais além e repensar para diminuir o impacto das nossas pegadas no meio ambiente, não é mesmo?

S – Social 

O segundo item de ESG corresponde ao Social. Portanto, trata de como a empresa se relaciona com a sociedade em que está inserida. Ou melhor dizendo, social em ESG é como se dá o relacionamento da empresa com as pessoas que fazem parte do seu desenvolvimento, seja de dentro ou de fora da companhia; como por exemplo, empregados, parceiros, fornecedores e clientes.

Como práticas importantes no aspecto social, a empresa deve adotar:

  • Respeito aos direitos humanos e de trabalho;
  • Preocupação com a satisfação dos clientes;
  • Contratações pensando em diversidade;
  • Ações que estimulem bem estar e engajamento;
  • Proteção de dados e privacidade;
  • Relacionamento com a comunidade;

Na WeClever nós valorizamos muito as PESSOAS, e por isso este também é um item muitíssimo importante na nossa cultura e já faz parte do nosso dia a dia pensar em todas as questões citadas acima.

Também acreditamos que podemos mudar as vidas das pessoas através do nosso modelo de parceria. Geramos oportunidade para pessoas trabalharem com Atendimento Humanizado de suas próprias casas em qualquer localização, com todo suporte possível e treinamentos elaborados para que estas pessoas realmente desenvolvam habilidades de trabalho com altíssima qualidade. Além disso, proporcionando um ganho justo e que ultrapassa o que muitas delas ganhariam em trabalhos tradicionais.

Em nossas redes sociais mostramos diversos depoimentos de parceiros que relatam como este modelo mudou suas rotinas e expectativas de qualidade de vida. Ficamos muito felizes com isso. Muito mesmo! A importância desse modelo e a nossa realização enquanto empresa é imensurável.

G – Governance, em português Governança

Por último, mas não menos importante, o G de ESG se trata da Governança, quer dizer a administração da empresa. Seguem exemplos de ações neste aspecto:

  • Implantação de canais de diálogo com as pessoas e também para denúncias, preferencialmente com opção de anonimato;
  • Estruturação de equipe de auditorias de qualidade;
  • Conduta corporativa de integridade;
  • Composição de conselhos;
  • Remunerações justas;
  • Probidade em relação com entidades fiscais.

Neste quesito, entendemos que todas as empresas devem estar enquadradas. São ações indiscutivelmente essenciais para o bom funcionamento de qualquer estrutura. 

O que as empresas precisam entender é que o ESG é a sustentabilidade empresarial em si. É diminuir qualquer impacto negativo e exaltar todos os positivos, melhorando o próprio ambiente da empresa e refletindo positividade para a sociedade ao seu entorno. Todo mundo sai ganhando!


Gostou deste nosso conteúdo? Para acompanhar mais conteúdos como este, acompanhe nosso Linkedin, toda semana publicamos algo novo em nosso blog e compartilhamos por lá.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp