As empresas utilizam muitas estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, mas algumas vezes se esquecem da importância de descobrir qual é o ponto de vista do consumidor em relação aos seus produtos. Você já se perguntou se o público do seu negócio encara seus produtos como Painkillers, Vitamins ou Candies?
Se não sabe a resposta ou não entende o que esses termos em inglês significam, esse artigo foi escrito para ajudar! Acompanhe os próximos tópicos.
O que são produtos Painkillers, Vitamins e Candies?
Os produtos Painkillers (analgésicos) são chamados assim por causa da sua similaridade com esses medicamentos. Os analgésicos são procurados quando sentimos sintomas físicos desconfortáveis, quando estamos com algum problema a ser resolvido. Da mesma forma, os produtos Painkillers são aqueles que suprem uma necessidade específica dos clientes, e por isso são essenciais. Resumidamente, produtos painkillers são aqueles que resolvem alguma dor.
Já os produtos Vitamins (vitaminas) são agradáveis, mas nem sempre necessários para o cliente – exatamente como as vitaminas que encontramos nas farmácias. Por isso, esses produtos são considerados opcionais: é bom ter, mas não são essenciais para suprir as necessidades básicas dos clientes.
E os produtos Candies (doces)? Estes são desenvolvidos para prender a atenção dos clientes e fazê-los desejar consumir cada vez mais – como acontece com os doces, que queremos um logo após o outro. No geral, os consumidores não pensam em adquirir os itens Candies até que se deparam com alguma oportunidade de comprar e acabam sendo fisgados por eles.
Por que é importante compreender a classificação do produto da sua empresa?
Não é questão de comparar para decidir qual tipo de produto é superior; Painkiller, Vitamin ou Candy. Na verdade, cada um deles tem seu espaço no mercado e atende a um tipo de público em um momento específico para cada cliente.
No entanto, é importante que as empresas identifiquem em qual dessas categorias se enquadra o produto (ou serviço) que oferecem aos seus clientes, porque por meio desse conhecimento novas estratégias para atrair os olhares do público-alvo são elaboradas de forma muito mais eficiente e eficaz.
Quais são os exemplos de produtos Painkillers, Vitamins e Candies?
Para esclarecer melhor as diferenças entres os produtos Painkillers, Vitamins e Candies, citaremos alguns exemplos hipotéticos. Imagine uma empresa de design gráfico que oferece uma plataforma virtual de edição de imagens. Os clientes precisam das funcionalidades desta plataforma para executar as edições de imagem, por isso esta plataforma é um produto Painkiller, porque resolve o problema do cliente.
Por outro lado, se esta mesma empresa oferece uma funcionalidade acessória, como por exemplo uma assinatura com desconto para um banco de imagens, este é o tipo de produto que pode ser considerado Vitamin, pois seria melhor para os consumidores se tivessem mais opções de imagens à sua disposição para editar, mas não é algo essencial para o trabalho deles, pois estes clientes podem criar suas próprias imagens ou até mesmo usar um dos bancos de imagens grátis na internet.
Como exemplo de produto Candy, podemos citar os aplicativos de jogos para celular. Eles são agradáveis, divertidos e, assim como os doces, são viciantes. Muitos desses aplicativos têm poderosos gatilhos mentais que estimulam as pessoas a continuarem jogando para obter conquistas ou fazer parte de um grupo.
Não importa em qual das categorias se encaixa o produto de uma empresa, o mercado apresenta exemplos de negócios que obtiveram enorme sucesso para seus produtos, sejam eles Painkillers, Vitamins ou Candies. Assim dizendo, o mais importante é que a empresa compreenda bem os produtos e serviços que oferece, de forma que possa a partir desse conhecimento desenvolver e customizar de acordo com o perfil dos clientes, aumentando as chances de resultados excepcionais em relação a competitividade e a lucratividade no setor em que atuam.
Faça um exercício, pense em um produto que você consome. Ele é Painkiller, Vitamin ou Candy? Sob esta perspectiva, se você fosse o responsável pela marca, como você exploraria a potencialidade do seu produto para conquistar seu público? Você poderia expor como seu produto resolve a dor do seu cliente, como a vida dele pode ser melhor com o seu produto ou como é prazeroso e viciante usar este seu produto. Entendeu as diferenças entre os produtos Painkillers, Vitamins ou Candies? Viu como isso ajuda?
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