É evidente que o mercado mudou muito nos últimos tempos e que, para se manterem competitivas no cenário atual, as empresas precisam proporcionar mais do que preços atrativos ou produtos e serviços de qualidade, é primordial que ofereçam boas experiências aos seus clientes. Independente do setor em que atuam, conectar marcas e pessoas é fundamental para que negócios demonstrem diferenciação e se mantenham saudáveis.
A partir do momento em que a empresa entende que se conectar com o cliente é realmente essencial e potencializa os resultados, inicia-se uma jornada para compreensão de como gerar esta conexão. Por onde começar? Confira neste artigo algumas informações que podem ajudar.
Por que conectar marcas e pessoas?
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box e Dito, em relação às preferências na hora de comprar, 72% das pessoas entrevistadas alegaram que mantêm expectativa de que as empresas saibam reconhecê-las como indivíduos únicos e que identifiquem seus interesses. Neste mesmo grupo, 73% preferem comprar com marcas com as quais já tiveram experiências personalizadas antes, e 75% disseram que indicam para outras pessoas as marcas que oferecem experiências personalizadas.
Quer mais um grande sinal de que sua empresa precisa se preocupar em compreender os clientes e gerar conexão com eles? Olhe para as redes sociais! Quando uma pessoa passa por uma experiência ruim de atendimento, ela pode compartilhar sobre esta experiência e ocasionar um impacto negativo para a marca, prejudicando sua imagem e até comprometendo a credibilidade da qualidade dos seus produtos ou serviços.
A conexão com os clientes ajuda a marca a se destacar em um mercado competitivo, pois os clientes satisfeitos podem se tornar defensores da marca e recomendá-la a outras pessoas, aumentando a base de clientes e, consequentemente, as vendas.
Conectar marcas e pessoas resolve muitas dores
Proporcionar boas experiências para vender mais é um dos principais objetivos de empresas que buscam conectar marcas e pessoas, mas não é o único. Dentre diversas vantagens obtidas por negócios que buscam gerar conexão com o cliente, também estão:
- Reduzir investimentos em mídia: Enquanto investimentos em mídia aumentam a visibilidade da marca, investir em atendimentos que proporcionam boas experiências aumenta, além da visibilidade, a qualidade do relacionamento com os clientes. Conhecendo melhor o perfil do consumidor, é possível direcionar, de maneira mais eficiente, os investimentos para impacto direto aos interessados por comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
- Transmitir melhor a identidade da marca: Quando há conexão, as pessoas se comunicam melhor. Compreender como o cliente gosta de ser atendido, proporciona liberdade para a marca explorar sua própria linguagem de forma menos arriscada e mais acertada.
- Otimizar operação de atendimento: Se conectar ao cliente ajuda a empresa a entender de forma aprofundada o público de cada produto ou serviço, melhorando a segmentação e qualificação dos leads e, portanto, melhorando também o direcionamento dos esforços das equipes de atendimento, que são orientadas para uma abordagem mais eficiente de venda.
- Identificar o que os clientes pensam sobre seu produto: Ao se conectarem com os clientes, as marcas aprendem mais sobre eles e sobre suas necessidades, o que pode ajudar a melhorar os produtos ou serviços oferecidos, tornando-os ainda mais atrativos.
Como conectar marcas e pessoas?
Para construir uma marca que realmente gera conexão com as pessoas, é importante estar atento em cada detalhe sobre o cliente, e também sobre a própria marca. Neste sentido, seguem algumas dicas:
1 – Conheça seu cliente
O primeiro passo para conseguir se conectar com o cliente é conhecer o máximo possível sobre ele. Colete informações como, por exemplo, o que ele busca e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas. Ah! E o mais importante: faça bom uso destas informações durante os atendimentos.
2 – Realize atendimentos personalizados
Ao conversar com cada cliente, use as informações que você tem sobre a pessoa. Faça com que, do outro lado, tenham a percepção de que você sabe o que está oferecendo a ela durante o atendimento, e o porquê disso ser uma boa solução para ela. Acolha e proporcione conversas acima de tudo. (Temos um ebook perfeito para te ajudar nisso. Confira aqui!)
3 – Construa uma marca autêntica
Além de conhecer o cliente, a empresa precisa ter um conhecimento muito bem alinhado sobre seus próprios produtos ou serviços, bem como um conhecimento aprofundado sobre sua própria linguagem. Como sua empresa conversa, diz muito sobre sua marca; o tom de voz precisa estar muito bem definido.
4 – Acompanhe a satisfação do cliente
Em toda oportunidade, pergunte ao seu cliente o que ele está achando da experiência, se gostou do atendimento e do produto. Escute e aplique o que ouviu como melhoria. Mostre ao cliente que sua opinião é importante e que vai ser considerada nos processos decisórios da empresa.
5 – Mantenha a consistência
A conexão com os clientes é uma construção constante e deve ser considerada em todas as etapas do funil de vendas. Não basta criar conexão para conquistar clientes, mas a todo tempo manter o elo com seus clientes. São eles o seu principal fomento de crescimento e eles precisam saber disso para se sentirem conectados à marca.
E aí, alguma dessas dicas pode ser aplicada à sua empresa? Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos como este. Para saber mais sobre como se conectar ao cliente com marketing conversacional, acesse nosso site www.weclever.co e solicite uma demonstração.