Um dos principais desafios de uma empresa é o churn, ou taxa de cancelamento. Uma métrica crítica no mundo dos negócios, especialmente em serviços por assinatura e indústrias de SaaS. Essa métrica é fundamental para empresas que dependem de receita recorrente, pois o churn pode ter um impacto significativo na receita e no crescimento do negócio.

Ferramentas de análise e cálculo

Assim como vimos no artigo de taxa de conversão, o churn é geralmente calculado como uma porcentagem do número total de clientes ou usuários que cancelaram durante um período específico. A fórmula básica para calcular o churn é:

No entanto, estamos em 2024 e já podemos contar com a tecnologia para automatizar processos. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar a calcular e monitorar o churn de clientes:

Focada em gerar insights estratégicos ao engajar leads em jornadas de conversas humanizadas e escaláveis, somente em 2023,  WeClever contabilizou mais de 4 milhões de pessoas impactadas pelas experiências via linguagem natural da solução. A tecnologia utilizada demonstra seu efeito positivo ao alcançar uma média CSAT de 96%, enquanto a média do mercado nesse segmento, que é de 70%.

A escolha da ferramenta certa depende das necessidades específicas da sua empresa, do volume de dados a serem analisados e das funcionalidades desejadas para acompanhar e prevenir o churn.

O que leva ao Churn?

Vários fatores podem contribuir para o churn, incluindo:

Estratégias para evitar o Churn

Para evitar o churn e manter os clientes engajados e satisfeitos, as empresas podem adotar várias estratégias, tais como:

Ao adotar essas estratégias e manter o foco na satisfação do cliente, as empresas podem reduzir o churn e construir relacionamentos duradouros com seus clientes, impulsionando assim o crescimento e o sucesso do negócio.

Como a IA contribui para as estratégias de Churn?

A relação entre churn e Inteligência Artificial é cada vez mais significativa à medida que as empresas buscam maneiras mais eficientes de prevenir a perda de clientes e melhorar a retenção. A IA pode ajudar na prevenção do churn das seguintes formas:

Para descobrir como a WeClever pode ajudar sua empresa a conhecer melhor e se conectar com seu público, realizar vendas inteligentes e desbloquear a receita parada, solicite uma demo acessando o site: weclever.ai

Imagem: Freepik

Respostas de 6

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